jump to navigation

Inovar@SEBRAE dá dicas sobre como abrir uma empresa janeiro 19, 2009

Posted by Fernanda Peregrino in gestão, Organização, Produto, Serviço.
Tags: , , , , , , ,
trackback

motoO leitor do blog Thiago Penharvel Fogagnolo pediu ajuda para o Inovar@SEBRAE. Ele quer abrir um atacado de peças para motos, no entanto, tem dúvidas se o negócio vai dar certo. Por isso, pediu nossa orientação para realizar pesquisa de mercado, abrir a empresa e, depois, torna-la lucrativa e segura. Quem respondeu o questionamento de Thiago foi Vivianne Vilela, blogueira do Mundo SEBRAE e Beco com Saída.

Leia abaixo as dicas:

Mercado - Para que seja viável o negócio, é preciso que existam consumidores com a necessidade de comprar as mercadorias e/ou serviços que pretende oferecer. Entretanto, será essencial que o volume de vendas mensais seja suficiente para pagar todas as despesas/custos e deixar LUCRO. Portanto, todos os meses as vendas devem ser maiores que as despesas. É preciso que faça uma estimativa das despesas que vai assumir, como por exemplo: aluguel, salários, encargos sociais, telefone, energia elétrica, água, pró-labore, honorários do contador, impostos etc.

Pesquisa - Faça pesquisa junto aos fornecedores dos principais produtos comercializados numa loja de moto peças: farol, lentes de lanternas, lâmpadas, pneus, câmaras, baús, bagageiros, alforges, pára-brisa, equipamentos off-road, luvas, botas, capacetes, roupas.

É importante ainda que faça uma pesquisa nos sites dos fabricantes de moto, como por exemplo: Honda, Suzuki, Yamaha e outros, para conhecer e buscar informações que possam ajudar na montagem do seu negócio.

Visite também lojas que já estão funcionando, quer seja na sua cidade ou em outras. Observe, converse, pergunte. O que elas vendem? Como vendem? Prestam algum serviço? Como estão cobrando os serviços?

Consulte revistas especializadas: Duas Rodas, Moto Guia, Off Road. Vá a algum evento de motos e converse com o público. Conheça-os. São o seu público-alvo.

Plano de negócio - Definindo o que vai vender e qual é o tipo de consumidor que vai atender, poderá pensar na infra-estrutura necessária: o local/ponto; as instalações; o espaço físico necessário; as máquinas/ferramentas/equipamentos; quantos funcionários precisará e para executar quais tarefas; o estoque inicial de peças e acessórios.

A partir disso, precisa calcular qual será o investimento necessário e saber se já possui o dinheiro ou se vai precisar de um sócio que esteja disposto a investir. Pense também como fazer para atrair os consumidores?

São vários pontos a serem pensados. Essas informações fazem parte de um plano de negócios, que é o passo-a-passo de tudo que é essencial para planejar a sua empresa.

Portanto, para que a sua idéia seja viável e valer a pena, será preciso levantar muitas informações, montar toda a estruturação necessária, buscar conhecimentos/informações sobre como funciona um outro estabelecimento igual, olhar os concorrentes, pesquisar fornecedores, fazer projeções de vendas e de gastos/despesas para estimar se terá lucro, calcular qual é o investimento mínimo necessário, saber se têm o dinheiro necessário para investir e avaliar se o lucro mensal a ser obtido compensará o investimento feito.

Lembre-se: quanto maior o investimento, maior será o seu risco. O investimento deve retornar como lucro mensal e o ideal é que isso ocorra no menor prazo/tempo possível.

Mais informações:
http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio

About these ads

Comentários»

1. Washington Ferreira de Meireles - fevereiro 12, 2009

Gostei muito da matéria e queria receber por e-mail algumas dicas de como devo proceder para abrir uma pequena loja de vendas ao varejo. Tenho poucos recursos, não gostaria de recorrer a empréstimos, e queria receber dicas da parte jurídica também. A loja será aberta em Belo Horizonte. Muito obrigado

2. vitor hugo rosa machado - fevereiro 26, 2009

quero abrir no atacado de jeans e roupas femininas quero dicas de procedimentos: rio grande do sul: Bage

Fernanda Peregrino - março 9, 2009

Olá Washington,

Fico muito satisfeito em saber que gostou da matéria.

Bem, para abrir qualquer tipo de empreendimento comercial é necessário que você faça um plano de negocio. O plano irá permitir que você tenha exata noção de diversos pontos fundamentais para o sucesso do seu negocio, conforme listados a seguir:

1 – Valor total do investimento a ser realizado para a implementação do negócio (Investimento Fixo e Capital de Giro);

2 – Projeção das receitas futuras;
3 – Projeção dos custos operacionais do empreendimento;
4 – Margem de lucro líquida;
5 – Rentabilidade;
6 – Ponto de equilíbrio (Valor das vendas necessário para custear a operacionalização do negócio sem acarretar prejuízo)
( http://www.sebrae.com.br/uf/rondonia/produtos-e-servicos/plano-de-negocios).

Quanto ao aspecto jurídico para a implantação do negócio aconselho você a procurar o Sebrae do seu estado, um técnico lhe dará todas as informações necessárias.

http://www.sebraemg.com.br/Geral/VisualizadorConteudo.aspx?cod_conteudo=1994&cod_areaconteudo=99&cod_pasta=605&navegacao=PARA_SUA_EMPRESA/Formalize_sua_Empresa/Passo_a_Passo_para_Registro_de_Empresas/Passo+a+Passo+na+Constitui%C3%A7%C3%A3o+de+Empresas+Sociedades+Simples)

Um abraço,

Roberto Rocha

Consultor

Fernanda Peregrino - março 10, 2009

Oi, Vitor.

Acesse http://201.2.114.147/bds/bds.nsf/DowContador?OpenAgent&unid=386507A31BA27ED78325756E00692CB1 e saiba mais sobre o setor que quer atuar. Também saiba o que é necessário para abrir uma empresa http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio. Ligue para o Sebrae 0800 570 0800 para receber orientação personalizada ou ainda vá até a unidade mais próxima do Sebrae. Veja o endereço http://www.sebrae.com.br/atendimento.

Boa sorte,

Fernanda Peregrino
Editora do blog inovar@sebrae


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: