jump to navigation

No que é que a baiana inova? dezembro 22, 2008

Posted by Fernanda Peregrino in gestão, inovação, Organização, Processo, Produto.
trackback

Por Isabela Azevedo

A baiana é um dos símbolos do Brasil. Sua beleza, seu carisma e seu charme conquistam brasileiros de todo o país. Mas na terra dos carnavais também há mulheres que abusam do jogo de cintura na arte de inovar nos negócios.

atelie_marcia_ganemNas pequenas ruelas do Pelourinho, uma empresária dá exemplo de como usar a criatividade para diversificar as matérias primas que dão origem ao seu produto. Márcia Ganem (http://www.marciaganem.com.br/) usa a fibra de poliamida para criar trajes modernos. São blusas e saias feitas com o material, que normalmente é usado na fabricação de cintos de segurança. Suas roupas já são patenteadas nos Estados Unidos e também já conquistaram o mercado Europeu.

Os homens, no entanto, não ficam para trás e mostram que também são mestres se o assunto é inovação. O empresário Plínio Bevervanso é proprietário da BB Brindes (http://www.grupobb.com.br/), empresa localizada nas proximidades de Salvador. Com design arrojado, não há dúvidas de que as canecas quadradas de Plínio são inovadoras. Mas ele se destaca realmente na maneira que trata os funcionários.

O empreendedor destina 0,5% do faturamento da empresa para o bem estar de seus empregados. Os funcionários já assistiram a palestras sobre a maneira que devem se portar numa entrevista de emprego e participaram de debates focados em temas atuais, como dependência de drogas.

O empresário baiano Fabrício Campos também decidiu buscar outros rumos para o negócio. Proprietário da EQS Informática, o empreendedor decidiu criar um software para ajudar os produtores de cachaça a demonstrar a qualidade da bebida. Todos os dados sobre o produto são inseridos no sistema, o que torna o processo de fabricação mais padronizado e confiável.

No SEBRAE/BA, a coordenadora de inovação e acesso à tecnologia, Márcia Suêde, deu todas as dicas sobre como conseguir um financiamento por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) (www.finep.gov.br/), que dá a oportunidade ao empresário de conseguir recursos que não precisam ser reembolsados.

Interior do Ceará
De Salvador segui para Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. Foi em Crato, cidade vizinha à Juazeiro, que conheci o salão de beleza da empresária Márcia Pinheiro. Lá, os clientes usam copos de vidro e levam as embalagens de shampoo para casa em sacolas de tecido. Nada de copos ou sacos de plásticos. Para a empreendedora, preservar o meio ambiente é um estilo de vida e de trabalho.

cidade_digital_tauaEm Tauá, a trezentos quilômetros de distância de Juazeiro do Norte, os moradores se beneficiam do projeto Cidade Digital. Há quiosques com acesso livre à internet e pontos de conexão sem fio espalhados por todo o município. Toda a comunidade se volta em direção ao futuro, à tecnologia, à inovação!

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: