jump to navigation

Wikis para canalizar a criatividade coletiva e produzir inovação fevereiro 3, 2009

Posted by Fernanda Peregrino in gestão, inovação, Internet, Organização.
Tags: , , , , , , ,
trackback

Por Sérgio Storch (*)

O blog é a grande vedete da chamada Web 2.0. O título é merecido, pois permite que cada pessoa se expresse e atinja multidões de forma totalmente livre, sem controles editoriais.  Os blogs são a base da grande revolução da desintermediação, e da derrubada dos muitos “muros de Berlim” que atravessam o caminho entre as pessoas.

wiki1

Porém, os processos de inovação requerem mais do que simplesmente a liberdade de cada indivíduo poder expressar suas idéias. Criatividade não é inovação, e sim apenas um de seus ingredientes. Para que idéias se transformem em resultados, novos produtos, novos processos e novos negócios, é necessário que as pessoas não apenas digam o que pensam, mas que elas se entendam, se coordenem e trabalhem de forma organizada.

Por séculos o papel de coordenação das ações humanas coube à organização hierárquica, que se mostrou muito eficiente em processos produtivos estáveis e localizados no mesmo espaço. A turbulência das mudanças do final do Século 20 está derrubando essa maneira tão confortável de se trabalhar (confortável porque permite aquilo que gosto de chamar de “síndrome de Noé”: noé comigo!). A noção de hierarquia (“manda quem pode, obedece quem tem juízo”) rima com a idéia de “cada macaco no seu galho”. Muita gente ainda vive, trabalha e se aposenta desse jeito. Mas esse mundo está acabando.

Coordenação, porém, é necessária, e nisso os blogs não ajudam muito. No entanto, os blogs irreverentes e criativos têm um irmãozinho bem comportado e que ajuda a colocar cada coisa no seu lugar, onde todos possam encontrar, usar e melhorar. É o wiki. O melhor exemplo, que muita gente conhece, é a Wikipédia, um dos cinco portais mais visitados na internet.

Muitas pessoas acham que wiki é para fazer enciclopédias, mas esa é apenas UMA das muitas aplicações do wiki que estão sendo descobertas. Outra aplicação que vem sendo muito adotada nas organizações mais inovadoras é o wiki para organizar e produzir colaborativamente todas as informações de um projeto (documentos, apresentações, links, pessoas, calendário, idéias, perguntas e respostas, fotos, atas, músicas, relatórios e tudo o mais que uma equipe produz e precisa utilizar).

O wiki pode substituir a hierarquia? Calma lá. Sozinho não, pois só informação não coordena nada. Não vamos endeusar as ferramentas. As pessoas são movidas por vontades e interesses. É preciso gente para coordenar gente.

O wiki é um AMBIENTE no qual pode haver uma dança das cadeiras o tempo todo entre quem coordena e quem é coordenado. Equipes podem escolher seus “chefes” dinamicamente, conforme o conhecimento e iniciativa de cada um. É um ambiente que estimula o empreendedorismo numa organização ou numa rede de pessoas. O desafio que temos nos processos inovativos é gerar novas regras de comportamento que levem a uma dinâmica interpessoal e tira proveito dessas novas mídias para acelerar a inovação.

Vamos experimentar inovando no próprio projeto Faça Diferente?

 

(*) Sérgio Storch é consultor credenciado do Sistema Sebrae, para projetos de gestão do conhecimento, inteligência coletiva e mídias sociais. É presidente do pólo SP da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (www.sbgc.org.br) e escreve sobre esses assuntos no blog “Vou Vivendo” (www.sergiostorch.com).

Anúncios

Comentários»

1. Wikis para canalizar a criatividade coletiva e produzir inovação « Mundo Sebrae - fevereiro 6, 2009

[…] O wiki pode substituir a hierarquia? Calma lá. Sozinho não, pois só informação não coordena nada. Não vamos endeusar as ferramentas. As pessoas são movidas por vontades e interesses. É preciso gente para coordenar gente. Leia o artigo completo no blog da Clarice Veras. […]

2. HUDSON TEIXEIRA - fevereiro 6, 2009

PRECISO DE ALGUEM QUE ENTENDA DE GESTÃO EMPRESARIAL.
O OBJETIVO E A TROCA DE EXPERIENCIAS E INFORMAÇOES.

3. Renato - fevereiro 8, 2009

Clarisse, bem legal o blog, parabéns! este post foi muito útil.
Abs

Fernanda Peregrino - fevereiro 10, 2009

Renato,

Muito obrigada! Continue visitando o blog e participe!

Abraços,

Fernanda Peregrino
Editora do blog Inovar@Sebrae

4. jovina pacheco de sousa - fevereiro 11, 2009

achei excelente comentários sobre Wikis.

5. Cayo Medeiros aka. yogodoshi - fevereiro 26, 2009

Muito bom o artigo, só ficou faltando uma coisa: um botão para enviar o post para um amigo. (meu chefe, no caso)

Gostaria de ter essa oportunidade de participar de um projeto que tenha uma wiki como guia e referência, vou enviar o post para o meu chefe e “ver no que vai dar”. ^^


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: