Como saber se houve inovação? abril 7, 2009
Posted by Fernanda Peregrino in Conceito, inovação, Produto.Tags: consumo, desempenho, ganho, inovação, lucro, meio ambiente, mercado, responsabilidade ambiental, responsabilidade social, resultados
trackback
Para inovar em serviço ou produto é preciso atitude do empresário, ambiente adequado na empresa para a realização da inovação e os objetivos a serem alcançados com a inovação (redução de custo, aumento de participação no mercado, melhoria na qualidade etc.). No entanto, como saber se houve inovação em um bem? É possível identificar a inovação, e aí vão algumas dicas:
1) Deve ser confirmada a implementação da inovação, ou seja, a aceitação do novo produto pelos clientes, e, em termos comerciais, se o mercado está comprando o novo produto;
2) Devem ser acompanhados e medidos os resultados que a empresa buscava quando decidiu realizar a inovação: utilizar uma matéria prima ecologicamente correta, reduzir o custo, melhorar o desempenho do produto, atender uma norma etc… ou vários destes e outros objetivos combinados;
3) Todas as medidas têm que ser colocadas em termos de ganho econômico-financeiro: quanto aumentou o lucro da empresa após o lançamento do novo bem;
4) Para casos mais particulares: Quanto a empresa deixou de ser vulnerável ao substituir matéria prima ou insumos “condenados” a desaparecer por ser poluente ou gerar transtornos à comunidade? Especificamente, a busca de mercados no exterior exige a produção em condições de respeito ao meio ambiente e de responsabilidade social. São necessárias certificações e inspeções rigorosas, existência de normas ou de clientes que valorizam estes aspectos.
Portanto, inovar na empresa é obter ganhos (resultados econômicos) através da implementação de métodos novos, tecnológicos ou não, visando a introdução de novos produtos e processos, de novas práticas de marketing e organizacionais. Não se esqueçam disso!
Comentários»
No comments yet — be the first.